Constelação de Órion 9

Hoje é dia de post na nossa coluna sobre Astronomia, “O universo num vidro de esmalte”. Adoro essa parte do blog porque posso aprender ainda mais sobre um assunto que também me encanta. Passar o dia todo pesquisando sobre “A vida, o universo e tudo mais” (oi, Douglas Adams!) é uma delícia e espero que vocês estejam gostando tanto quando eu.

Vamos lá?

Constelação de Órion


Orion, Oríon, Órion ou Orionte, o caçador Órion, é uma constelação do equador celeste. As estrelas que compõem esta constelação podem ter como elemento do seu nome o genitivo “Orionis”.
Órion é uma constelação reconhecida em todo o mundo, por incluir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios.

A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis) , Rigel (Beta Orionis) , Bellatrix (Gamma Orionis) e Saiph (Kappa Orionis).

É uma constelação fácil de ser enxergada pois, dentre as estrelas que a compõem, destaca-se a presença de três, Mintaka (Delta Orionis) , Alnilam (Epsilon Orionis) e Alnitak (Zeta Orionis), popularmente conhecidas como “As Três Marias”, que formam o cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação.

Nesta constelação também encontra-se uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.

Vocês viram só que paleta de cores incrível essa constelação tem? Inspiração fácil para muitas e muitas cores de novos esmaltes, não?

Post to Twitter